terça-feira, 23 de dezembro de 2008

É Natal!!!

No âmbito desta quadra natalícia os meninos e meninas da infantil mostram aqui algumas das actividades que desenvolveram para celebrar, aquela que consideram ser uma das épocas mais mágicas das suas vidas. Ora vejam!

Os de 3 anos deliciaram-se a pintar uma bonita estrela para colocarem na árvore de Natal!



Os alunos 4 anos coloriram uma árvore transformando-as em belíssimas obras de arte.


Quanto aos meninos e meninas de 5 anos trabalharam o papel , e através do corte obtiveram este maravilhoso resultado!

MUSEU DO ORIENTE

Fomos ao Museu do Oriente!

Na manhã do dia 10 de Dezembro, a turma do 3º C da Primária realizou uma visita de estudo ao Museu do Oriente.
Previamente, a professora encarregou cada aluno de trazer para a sala de aula uma determinada especiaria e explicitou um conjunto de aspectos relacionados com o tema: para que serve uma especiaria, como se usa, quais as principais na gastronomia portuguesa, etc.
Seguiu-se a fase da tradução para espanhol de cada termo, alguns fizeram-no sem ajuda e outros recorreram ao dicionário. De seguida, e sempre com a supervisão da professora, cada um deles pesquisou na internet informações básicas sobre a “sua” especiaria.

Chegados ao Museu, numa primeira fase, a guia explicou-nos que este tinha sido inaugurado no mês de Março do presente ano e que antigamente era um armazém frigorífico de bacalhau bastante importante não só pela sua localização geográfica estratégica, mas também pelas suas dimensões bastante consideráveis.
Seguimos depois para a exposição Deuses da Ásia: ficámos a conhecer a Dança de Barong, típica da Indonésia (Bali), o Altar de Durga (proveniente da Índia), entre outros.
Também foi explicitada a origem e a importância do chá: cheiraram e conseguiram identificar algumas infusões, nomeadamente o chá branco, o chá preto e o chá verde.
Na segunda fase da visita, participaram na Oficina “Cheirinho a Oriente”: leram e partilharam algumas informações sobre as rotas das especiarias, a importância comercial e monetária das especiarias na época dos Descobrimentos, as várias utilizações nos dias que correm (cosmética, medicina e culinária).
Sabiam que antigamente o açafrão servia para estancar o sangue das feridas?
Depois veio a parte mais divertida: misturaram, num recipiente, canela com água, açafrão com água e finalizaram o desenho com as sementes do anis estrelado. Cada um desenhou o que mais gostou de ver nessa manhã. Ainda tentámos seleccionar os mais criativos, mas, por fim… ganharam todos!

Assim sendo, todos usaram os 4 sentidos: a visão, o olfacto, o tacto e a audição. O 5º sentido terá que ser posto à prova na cozinha lá de casa!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


No âmbito da homenagem que tem sido levada a cabo no Instituto a propósito dos “25 años sin la mirada de Luís Buñuel”, no dia 10 de Dezembro, os alunos dos quartos anos da ESO, 1º e 2º do Bachillerato tiveram ocasião de assistir a uma excelente conferência sobre o Surrealismo em Português. A referida lição que foi proferida pela Professora Laurinda Bom abordou este movimento artístico e literário desde as suas origens na França dos anos 20, inserindo-o no contexto das vanguardas europeias. Laurinda Bom mostrou peças de Salvador Dali, Man Ray, Alexandre O’Neill, Mário Henrique Leiria, Cruzeiro Seixas, Jorge Vieira, Marcelino Vespeira, António Domingues, António Pedro, Fernando de Azevedo, Moniz Pereira, Júlio Pomar e Mário Cesariny. Para além de se referir às novas técnicas, aos materiais e à transgressão que este movimento pressupõe, sublinhou ainda o contexto histórico português da época. Terminou a sua intervenção com a leitura de poemas de Alexandre O’Neill e de Mário Cesariny.

De sublinhar o interesse dos alunos envolvidos, manifestado pela atenção dispensada e pelas pertinentes questões que colocaram à Professora Laurinda Bom que, de forma clara, concisa e eloquente lhes respondeu, bastante sensibilizada.


Deolinda Monteiro

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A poluição na cidade

Os alunos do 3ºC fizeram, em grupos de dois, uma banda desenhada subordinada ao tema “A Poluição na Cidade”.
Em aula abordámos a poluição atmosférica e sonora tendo como base o texto “A Cidade dos Automóveis”, de Maria Cândida Mendonça.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...