sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Identidade

A propósito da leitura da obra “O Leão Comilão” (enquadrada no Plano Nacional de Leitura), os alunos do 1º ano elaboraram vários bilhetes de Identidade com animais tão distintos como aqueles que agora vos mostramos...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A utilização do quadro digital em aula

"As tecnologias de informação e comunicação oferecem potencialidades imprescindíveis à educação e formação, permitindo um enriquecimento contínuo dos saberes, o que leva a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida sejam reequacionados à luz do desenvolvimento destas tecnologias." (Coelho, 1997 ,s.p.)

É nesse sentido que o Departamento de Português estimula essa competência nos nossos alunos começando a experienciar o quadro digital desde a infantil até à Secundária.
Assim, temos que o computador quando integrado em ambientes de ensino-aprendizagem facilita a concretização dos objectivos educacionais requeridos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CUIDAR O MEIO AMBIENTE

Nas aulas de Português abordámos, uma vez mais, a temática da poluição. Os alunos do 4º ano da Primária expuseram os seus trabalhos e utilizaram materiais como a plasticina, as embalagens de iogurtes, o papel das revistas, etc. como podemos observar nas imagens que se seguem.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

OS TIPOS DE TEXTO



Os alunos de Língua Portuguesa do 3º A, B e C estiveram, na passada semana, a aprender as diferenças entre alguns tipos de texto: o poético, o prosaico, o dramático e a banda desenhada.
Como actividade lúdica, e de modo a despertar a criatividade dos alunos, foi-lhes proposto inventar os diálogos para um capítulo da banda desenhada do Calvin and Hobbes.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Instituto Espanhol foi à ópera!!!!!

O Instituto Espanhol foi ao Teatro Nacional de São Carlos assistir à ópera infantil, A Bela Adormecida de Ottorino Respighi. Trata-se de uma versão original, cantada em Português, de Alexandre Delgado.

"A ideia é abrir caminhos aos mais novos para saberem o que é a ópera, dar uma oportunidade de ver, para gostar ou não, mas dar essa possibilidade", enfatizou o encenador André Heller Lopes.

O conto de Charles Perrault escrito em 1689 conta a história de uma princesa à qual uma fada má desgostosa por não ter sido convidada para presenciar o seu nascimento, lança um feitiço que fará a princesa morrer aos 20 anos. Apesar dos esforços do Rei para evitar a tragédia, o feitiço concretiza-se, mergulhando a princesa e os habitantes do reino num sono profundo.A fada boa consegue, ainda assim, amenizar o que prometia ser eterno.

Após vários anos, um príncipe curioso descobre a princesa adormecida no meio da vegetação que cobria o castelo e as suas terras e tendo ficado encantado pela sua beleza beijou-a, libertando-a e a todo o reino do encantamento.


FELIZ NATAL!!!!

Os alunos da Infantil celebraram o Natal fazendo uns marcadores de livros muito coloridos e cintilantes...

"Feliz, feliz Natal, a que faz que nos lembremos das ilusões de nossa infância, recorde-lhe ao avô as alegrias de sua juventude, e lhe transporte ao viajante a sua chaminé e a seu doce lar!"

Charles Dickens


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...