quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Monumentos

                       


Os alunos do 4º ano fizeram alguns trabalhos manuais voluntários relativos a monumentos nacionais e não só! A escolha foi inteiramente deles e a originalidade dos mesmos revela o seu potencial criativo! Aguardamos por mais...

A Floresta

 Uma leitura, uma aventura, um desafio...
 
Os meses de janeiro e fevereiro foram, em grande parte, dedicados à leitura, estudo e análise da obra "A Floresta" de Sophia de Mello Breyner Andresen. O resultado foram os fantásticos trabalhos de grupo realizados pelos alunos do 5º ano, onde trabalharam diversos temas presentes na obra.

Visita à Sé de Lisboa

 
Na sequência de uma visita à Sé de Lisboa, os nossos alunos de 3º ano de primária elaboraram trabalhos sobre a Sé de Lisboa.



 Estes trabalhos mereceram destaque devido ao empenho que os nossos alunos colocaram ao fazê-lo! Observem o detalhe das diversas interpretações da Sé de Lisboa e maravilhem-se!!!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vincent Van Gogh

" A pintura está na minha pele."

Era assim que Vincent William Van Gogh, um dos maiores pintores do século XIX, se referia à sua paixão: a pintura.
A sua vida foi marcada pelo seu trabalho, por crises de loucura e pelo seu amor aos pobres.
Após a sua morte foi quando  o seu reconhecimento se tornou público.O pintor nasceu a 30 de março de 1853, por isso atualmente comemora-se os 160 anos do seu nascimento.

À esquerda temos o Quarto de van Gogh em Arles (1889). Este era o quarto do pintor na Casa Amarela,onde morava com Paul Gauguin. A pintura mostra a sua necessidade de ter um lugar seu, de reflexão e trabalho.

À direita temos o famoso quadro A noite estrelada, que ao contrário de muitas outras obras, foi pintada de memória e não a partir da vista correspondente a uma paisagem.




Os nossos alunos de 2º ano de primária prestaram-lhe uma pequena homenagem, dando a sua interpretação de dois dos seus quadros mais famosos. E o resultado é o que se pode ver nas imagens!

Aproveitamos para vos mostrar um video extremamente criativo, onde  o quadro da Noite Estrelada se transforma numa experiência interativa bem interessante. Vale a pena ver!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Poluição Marítima



Os alunos do 1º ano deram a sua opinião sobre a problemática da poluição marítima e, no final da atividade, desenharam e pintaram os seres marinhos que mais apreciam. Criativos a 100%!


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Livro da Paz

Desta vez resolvemos assinalar o Dia da Paz trabalhando, nas aulas de 1º ano de primária, o Livro da Paz de Todd Parr.

O objetivo desta leitura era bastante simples: promover a reflexão em torno da importância da leitura e, salientar o fato de que a Paz se encontra nas mais pequenas coisas. As ilustrações são bastante coloridas captando a atenção dos nossos alunos.

Este livro permitiu-nos trabalhar temas tão importantes como: ser amigo do meu amigo,  o auxílio ao próximo e a partilha. Permitiu-nos também colocar desafios ao nossos alunos e pô-los a pensar sobre questões  que os  estimulam.


 Um livro será sempre um convite a aprender!

Boas leituras!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...