quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, é uma data comemorativa criada em 1999 pela UNESCO, com o objetivo de promover o gosto pelo género literário da poesia. Um pouco por todo o mundo, o Dia Mundial da Poesia é comemorado através de atividades e eventos diversos que procuram incentivar o ensino, escrita, publicação e leitura da poesia. Os nossos "pequenos poetas" de 2º ano de primária, também  celebraram este dia, e colocaram a sua criatividade a funcionar!! Eis alguns dos resultados!!!



 

terça-feira, 19 de março de 2013

Um texto e uma personagem




Aquando do estudo da unidade "Mundo Verde", os alunos do 2º ano também aprenderam a estruturar um texto, tendo em conta a introdução, desenvolvimento e conclusão.
Escreveram também uma pequena história para pôr em prática o que aprenderam, e as personagens criadas foram mais uma vez muito originais. Desde o homem planta, ao palhaço trapalhão entre muitas outras. De facto, basta estimular a criatividade que ela floresce...e como!

Civilização Egípcia


Os alunos do 5º ano estiveram a estudar a civilização egípcia e aprenderam uma grande diversidade de informação sobre a sua cultura.
Descobriram uma das formas de escrita desta civilização: os hieróglifos! Fizeram um marcador de livros com o abecedário egípcio, escreveram o seu nome nessa escrita, e ,ilustraram numa pedra o hieróglifo que mais gostaram. 
Os resultados foram fantásticos!

terça-feira, 12 de março de 2013

Van Gogh, a igreja d'Auvers

 Os nossos pequenos "artistas" do 2º ano da primária não param de nos surpreender!!
 Desta vez deliciaram-nos com mais uma pintura de Van Gogh, a igreja d'Auvers. As suas interpretações são fabulosas! Observem...

quinta-feira, 7 de março de 2013

O Mundo Verde
































Ao iniciarmos uma nova unidade no 2º ano da primária, pareceu-nos relevante falar de temas tão importantes como é o caso da poluição.
A produção de  lixo tem vindo a aumentar  com o  crescimento acelerado  das  grandes  cidades, prejudicando os ecossistemas naturais e, consequentemente, provocando importantes danos socioambientais.
Foi a partir desta ideia que decidimos abordar o tema, perspetivando sempre que o poder da transformação está nas  pequenas atitudes que cada um de nós pode tomar!
O entusiasmo dos nossos alunos é evidente, agora é só dar continuidade!!! Vamos todos ajudar o nosso planeta!

quarta-feira, 6 de março de 2013

A Bandeira de Portugal


Durante as aulas de estudo do meio de 3º e 4º ano, os alunos estudaram a simbologia e características da atual bandeira de Portugal.
Após este estudo tivemos a honra e o prazer de ouvir as explicações dadas pelo Dr. José Pedroso, que lhes apresentou uma nova visão sobre a bandeira. Estas  explicações suscitaram alguma curiosidade nos nossos alunos, que não hesitaram em colocar questões para esclarecerem todas as dúvidas que tinham sobre a bandeira. Muito Obrigada Dr. José!

segunda-feira, 4 de março de 2013

A nossa horta!!!


Sexta-feira foi o dia da visita à horta da nossa escola! Uma das turmas do 2º ano aproveitou as experiências com lentilhas, feijões, batatas... das aulas de "Conocimiento del Medio" e durante a aula de Português foram plantá-los à horta.


Foi uma manhã produtiva! Ficaram a saber como se plantam estes alimentos e o seu significado em ambas as línguas (espanhol e português). O mais interessante ainda foi o facto de uma das turmas do 1º ano ter sido convidada e, por isso, também ficou a saber sobre este tema!
Finalmente, fomos ver o jardim de plantas aromáticas! Todos os alunos regaram cada uma!
Cuidar dos nossos espaços verdes é fundamental. 
Já temos mais iniciativas em mente...Não deixem de visitar o blog para estarem a par das novidades!



sexta-feira, 1 de março de 2013

Visita da investigadora Fátima Lopes ao Instituto Espanhol de Lisboa

 
Julgamos que a conferência levada a cabo, ontem,  pela bioquímica Fátima Lopes, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade de Lisboa, foi bastante elucidativa e enriquecedora para os alunos do 2º ciclo da primária, visto terem sido abordados temas vários, como o papel da mulher na ciência ao longo dos séculos e também o trabalho desenvolvido diariamente pela investigadora no laboratório.
Por último, acreditamos que os alunos podem agora estabelecer um paralelismo bilingue (português/ espanhol) entre a visão e a experiência da Dr.ª Fátima Lopes e da Dr.ª Margarita Salas (projeto trabalhado este ano, a nível transversal, no nosso colégio). Gostámos imenso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...